segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Inauguração da Cufa Pelourinho

 No último sábado a CUFA Bahia teve o prazer de inaugurar sua nova base no Pelourinho. O espaço já está sob o poder da Cufa à dois anos, porém era utilizado apenas para ações pontuais e agora será utilizado integralmente para a realização de oficinas e processos organizacionais da Instituição.
A inauguração teve a presença do rapper, ator, escritor e mobilizador social MV Bill que também é um dos co-fundadores da Central Unica das Favelas. Bill que veio fazer show em Salvador fez questão de participar do evento.
                   MV Bill foi recebido pela banda meninos do Pelô já sentindo a energia e o axé da Bahia



Como não poderia ser diferente o evento deu-se início com arte, o poeta e amigo da CUFA: Beberrô     recitou uma poesia falando da desigualdade social.
 A Coordenadora da CUFA Sussuarana Danubia, falou sobre os projetos atuais da CUFA Bahia o Curso Pré Vestibular com ênfase em cidadania: Pré Cufa,  o Projeto Sustent´art que será realizado no Pelourinho com oficinas de graffiti e reciclagem com o objetivo de trabalhar sustentabilidade e renda. Falou também dos anseios da CUFA Bahia para 2012 como as realizações dos principais projetos da CUFA: Favela Festival, LIIBRA e Taça das Favelas.
 MV Bill iniciou falando de sua felicidade ao ver o crescimento da CUFA Bahia, o rapper ressaltou que a ideia de criação da Central Unica das Favelas surgiu na Bahia e que o deixava muito triste ver que depois de várias gestões a CUFA não evoluía muito por aqui, falou sobre a trajetória da Cufa e de como sua expansão mudou e irá mudar a vida de muitas pessoas por ter o poder de faze-las compreender que são protagonistas de sua própria história. Bill ainda se colocou a disposição da Cufa Bahia: "Mesmo vindo de um show, cansado, daqui a pouquinho partindo para outro, fiz questão de comparecer neste evento, pois é de extrema importância para mim que esse bonde não pare e sempre que precisarem podem solicitar que estarei aqui" disse o rapper arrancando aplausos dos presentes.
 O Grupo de Teatro Oloruns da Arte de Sussuarana também se fez presente na festa, deu sua colaboração mostrando um pequeno trecho da peça "Onde está o seu racismo?" que fala sobre preconceito racial e desigualdade social
 A coordenadora Lilian fez os agradecimentos, falou que a Cufa Pelourinho está aberta para a comunidade e todas e todos que quiserem conhecer e colaborar com a CUFA.

 Os meninos e meninas do Bagunçaço fizeram um número musical muito lindo, mostrando a possibilidade de misturar instrumentos comuns e reciclados
 Sueli (Aluna do Pré Cufa), Danúbia (Coordenadora da Cufa Sussuarana), MV Bill, Lilian (Coordenadora da Cufa Pelourinho), Joselito (Coordenador do Bagunçaço e amigo da Cufa) e Bethe (Mercadológa da Bahia Fm e Conselheira da CUFA)
                             Na saída do evento foi feito um arrastão pelas ruas do Centro Histórico
                                                                   Bagunçaço com MV Bill
                                                            Meninos do Pelô com MV Bill
                                             CUFA Sussuarana marcando presença no evento

A sede do Pelourinho funciona na Rua Gregório de Matos, 39 (Próximo à casa do Olodum)
Tel: (71) 3488-2029

Nenhum comentário:

Postar um comentário