terça-feira, 18 de outubro de 2011

Professor Jorge Portugal dá aula em CUFA Sussuarana





O dia foi dos professores, mas os alunos que ganharam presente. No ultimo sábado dia 15 de outubro o mestre Jorge Portugal nos prestigiou com uma revisão do ENEM em Sussuarana.
Jorge Portugal além de educador é apresentador do programa "tô sabendo" da TV Brasil, ele que ficou por vários anos à frente do "Aprovado" que faz parte do quadro da rede Bahia, é bastante reconhecido no Estado por colaborar com ações sociais através da educação. Jorge tem um projeto de aula com show que acontece em várias cidades do Estado, colaborando com muitos alunos que não tem condições de pagar um curso pré vestibular.

  Iniciamos à tarde com muita poesia com o grupo Sussuaranense Poetas do Gueto.
             A Coordenadora da CUFA Sussuarana Danúbia Santos, falou sobre os processos levados à instalação da CUFA em Sussuarana, da importância dos vestibulandos estarem ouvindo e compreendendo poesia e qual o fundamento da realização de uma ação como essa em um bairro como Sussuarana, que na maioria das vezes tem a sua imagem ligada à ações de violência.
           Encerrou apresentando o vídeo da inauguração da CUFA Pelourinho, onde o Rapper e ativista social MV Bill fala sobre a história da CUFA e sabiamente explica como essa frente ganhou e ganha força em todo o mundo.
 Sandro Sussuarana também recitou poesia e encerramos nosso momento cultural com muito RAP com a galera do Gueto A.
             Então deu-se inicio a aula do Prof. Jorge Portugal que com sua didática simples transferiu para os alunos a importância de se produzir uma boa redação tanto no ENEM, quanto nos vestibulares. Mostrou como escrever um bom texto de forma clara e objetiva.
        Contou histórias hilárias sobre seus alunos de cursos particulares e sociais, além de ressaltar que fica extremamente orgulhoso ao encontrá-los na rua e saber que estão seguindo ótimas carreiras, incentivando assim a auto estima dos nossos alunos que ficaram bastante entretidos na aula.
 Além de alunos do Pré Cufa contamos com a presença dos alunos do curso Bakhita que funciona no CENPAH à noite, jovens da comunidade e de outros bairros resultando em um total de um pouco menos que cem estudantes.
 Em forma de agradecimento demos de presente ao professor dois livros de autoria da CUFA e outros: Rebelião Cultural e RAP´ensando: Uma nova forma de pensar o Brasil.
Jorge por fim se colocou a nossa disposição, afirmou estar feliz em iniciar essa parceria com a CUFA e convidou os alunos e alunas para a aula show que acontecerá dia 20/10 na Concha do TCA e contará com as presenças de Margareth Menezes e Daniela Tourinho. Engraçado Jorge ressaltou: "Não vou dizer as outras atrações pois é aula show e não show aula", arrancando gargalhadas de todos e todas.
 Ana Carla, Jenny Ferreira, Danúbia Santos, Prof. Jorge e uma das alunas do Pré CUFA
Apresentando a biblioteca Afro do Centro de Pastoral Afro Pe. Heitor Frisotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário