terça-feira, 23 de agosto de 2011

MV Bill e Celso Athayde em Aula inaugural do Pré Cufa em Sussuarana



Em um evento que reuniu cerca de 150 pessoas no Centro Pastoral Afro Padre Heitor, em Sussuarana, o Rapper MV Bill e o Produtor Cultural Celso Athayde, co-fundadores da Central Única das Favelas – CUFA, e produtores do documentário "Falcão – Meninos do tráfico", abriram as atividades do pré-vestibular Pré-Cufa, curso gratuito voltado para jovens em situação de risco social de bairros periféricos de Salvador.
Autoridades, alunos, familiares, religiosos e representantes de diversas organizações estiveram presentes para prestigiar o evento e conhecer melhor o projeto que vai beneficiar cerca de 50 jovens, com idade entre 16 e 22 anos, com cursos de capacitação profissional, através de financiamento internacional.

A coordenadora da CUFA Sussuarana Danubia Santos, falou das atividades da organização.
"O trabalho da Cufa é mais voltado para arte de rua e aqui na Bahia começamos com educação e conhecimento. O Pré Cufa é um projeto piloto que pretende ser levado para outros 5 estados. Nosso objetivo é atingir 50 jovens, inicialmente, com um curso pré vestibular com ênfase em cidadania. Jovens que vão levar para a vida, além do conhecimento acadêmico, uma formação social que vai trabalhar a elevação da autoestima e desenvolvimento do senso crítico através de teatro, música, debates e filmes ", completou Danubia.

Chegada do projeto – desigualdade social:
O projeto surgiu em 1998, a partir de uma visita de MV Bill e Celso Athayde à Salvador.
"A idéia surgiu quando nos deparamos com o tamanho da desigualdade social do povo baiano. Hoje, ao retornarmos à Salvador trazendo o projeto, buscamos o mesmo êxito dos outros estados. Queremos ampliar a atuação para outros focos como área cultural, musicalidade e consciência social, com participação e inclusão", afirmou MV Bill.

Novo modelo:
Os trabalhos da CUFA são realizados em outros 26 estados, em 412 cidades, com um outro formato, que envolve esporte e música. Na Bahia, na versão pré-vestibular, é um modelo piloto, como definiu Celso Athayde. "O conhecimento é o maior patrimônio de um ser humano para se desenvolver como pessoa. Entendemos que a educação é o fio condutor de qualquer processo. O modelo aqui adotado está sendo analisado para implantação em outros locais. Pretendemos implantar ações em várias áreas na Bahia, mas vamos começar com educação", afirmou Athayde.

Periferia, violência e drogas:
Cerca de 83% da população de Salvador é composta por negros que vivem nas periferias. Neste universo, os jovens são os maiores prejudicados, porque nem sempre tem oportunidade e muitas vezes são levados para o mundo do crime e das drogas. O Presidente da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Juventude e Deputado Estadual, Yulo Oiticica, falou do benefício que o Pré Cufa trará para os jovens de Sussuarana. "A Cufa tem possibilitado o que para nós é algo muito novo, mas determinante para essa mudança de rumo do protagonismo infantil. Infelizmente a nossa juventude é vítima fácil do tráfico de drogas. Primeiro consumindo, depois traficando, e por último sendo exterminada, seja pelo traficante ou pela polícia. É fundamental que programas como este aconteçam na periferia da nossa cidade e nos bairros populares. O que a sociedade costuma chamar de bandidos são artistas, que tem talento a flor da pele mas não tem oportunidade", declarou o parlamentar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário